Universidade de Salamanca faz acordo de mobilidade com faculdades brasileiras

  • Por Agencia EFE
  • 28/07/2014 16h23

Rio de Janeiro, 28 jul (EFE).- A Universidade de Salamanca (Espanha) assinou nesta segunda-feira um acordo de mobilidade com 11 instituições brasileiras que garantirá o reconhecimento de créditos a estudantes de graduação, mestrado e doutorado.

O acordo foi assinado pelo reitor da Universidade de Salamanca, Daniel Hernández Ruipérez, e por responsáveis das universidades brasileiras durante o III Encontro Internacional de Reitores Universia, realizado de hoje, segunda-feira e amanhã na cidade do Rio de Janeiro, segundo um comunicado.

As instituições participantes são a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Universidade Federal Fluminense (UFF) e Universidade de São Paulo (USP).

Os estudantes das universidades signatárias terão direito ao reconhecimento acadêmico dos créditos cursados nos programas de troca que realizarem em qualquer desses centros.

O acordo também prevê a parceria em pesquisa e a criação de doutorados internacionais, o que incluiria o projeto de dois títulos de mestrado e títulos conjuntos entre as 12 instituições acadêmicas participantes.

O convênio contempla também a incorporação ao acordo da Universidade de Coimbra (Portugal) como instituição colaboradora, à qual serão encomendados trabalhos de mediação.

O III Encontro Internacional de Reitores Universia foi inaugurado hoje pelo presidente do Banco Santander, Emilio Botín, no Rio, com a presença de 1.103 reitores e presidentes de universidades de 33 países. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.