Universidade sul-coreana veta docentes “fumantes e homossexuais”

  • Por Agencia EFE
  • 06/11/2014 10h39

Seul, 6 nov (EFE).- Uma universidade evangélica da Coreia do Sul proibiu explicitamente “fumantes, pessoas que ingerem bebida alcóolica e homossexuais” de concorrer a uma oferta de trabalho para professores estrangeiros, o que gerou polêmica nesta quinta-feira no país asiático.

“Proibido beber, fumar e homossexualismo”, diz o anúncio divulgado na terça-feira em inglês em vários sites locais para uma vaga de docente na Universidade Nazarena da Coreia, localizada em Cheonan, a 80 km de Seul.

A polêmica começou quando o site sul-coreano “The Korea Observer” publicou o aviso da Universidade Nazarena, famosa no país por anteriores ações vinculadas ao extremismo religioso como um protesto contra o show da cantora americana Lady Gaga em Seul em 2012.

Um representante da Universidade entrevistado pelo site reafirmou a posição do centro acadêmico ao defender que este é livre para estabelecer seus próprios requisitos.

Além disso, o representante foi além ao assegurar que todos os professores devem ser cristãos evangélicos e participar da missa regularmente para não perder seu trabalho e que os fumantes e homossexuais no campus -sejam docentes ou não- serão expulsos de maneira fulminante.

Por sua vez, organizações defensoras dos direitos de gays e lésbicas da Coreia do Sul consultadas expressaram decepção pela discriminatória oferta de trabalho, embora não anteciparam se tomarão medidas legais contra seus autores.

A Universidade Nazarena da Coreia foi uma das instigadoras dos protestos para impedir a realização do show de Lady Gaga em abril de 2012, ao considerar que suas canções corrompiam a juventude ao promover o homossexualismo. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.