Ursa que atacou e matou turista em Yellowstone é sacrificada

  • Por Agencia EFE
  • 14/08/2015 17h00

Washington, 14 ago (EFE).- As autoridades do Parque Nacional de Yellowstone (EUA) sacrificaram na quinta-feira a ursa que matou e dilacerou um turista, mas suas duas crias serão cuidadas por um zoológico, segundo anunciou nesta sexta-feira essa instituição.

O zoológico de Toledo (Ohio) informou em comunicado que as filhotes, nascidas há menos de um ano, serão levadas no início de outubro a essa centro, pois são jovens demais para poder sobreviver por conta própria no parque.

As autoridades de Yellowstone, que tem uma superfície de 8.983 quilômetros quadrados e abrange territórios em Wyoming, Idaho e Montana, decidiram sacrificar a ursa que atacou Lance Crosby, de 63 anos, porque detectaram um comportamento anormal no ataque.

“Uma importante parte do corpo (do turista) foi consumida e oculta com a intenção de servir de alimento mais tarde, enquanto “os ataques defensivos de mães que defendem suas crias não implicam no consumo do corpo da vítima”, segundo disseram seus especialistas.

O corpo de Crosby foi achado no início de mês sem vida e parcialmente devorado por ursos cinzentos, autóctones da América do Norte e um dos maiores plantígrados que existem.

O urso cinzento é uma subespécie do urso que pode chegar a pesar 550 quilos e medir, erguido em duas patas, até 2,40 metros.

Os pesquisadores do Serviço de Parques Nacionais realizaram uma investigação para determinar qual urso tinha sido responsável pela morte e, após analisar provas de DNA, chegaram a uma ursa, mãe de duas filhotes de menos de um ano de idade.

O zoológico de Toledo disse que as duas filhotes, que pesam cerca de 25 quilos, eram jovens demais para sobreviver no parque por conta própria e passarão em breve a viver no zoológico, após passarem por um período de quarentena.

Atualmente, cerca de 2,3 mil ursos cinzentos vivem nos estados de Wyoming, Montana, Idaho e Washington. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.