Uruguai decide presidente em apertado segundo turno entre Vázquez e Lacalle

  • Por Agencia EFE
  • 27/10/2014 02h18

Álvaro Mellizo.

Montevidéu, 27 out (EFE).- O Uruguai vai decidir quem será seu próximo presidente no dia 30 de novembro em um acirrado segundo turno entre o esquerdista Tabaré Vázquez e o candidato do Partido Nacional Luis Lacalle Pou, depois de as eleições realizadas neste domingo não mostrar maiorias nem parlamentares nem para a chefia de Governo.

Vázquez, que já governou o Uruguai entre 2005 e 2010, e Lacalle Pou foram os dois candidatos mais votados com cerca de 46% e 32% dos votos, respectivamente, faltando terminar a apuração, cujos dados finais serão conhecidos nesta segunda-feira ao meio-dia.

Todo o dia de votação transcorreu marcado pela tranquilidade e pelo respeito escrupuloso às regras do jogo democrático entre os adversários, seus simpatizantes e cidadãos uruguaios em geral.

Estes resultados, adiantados em suas linhas gerais há dias pelas pesquisas anteriores à eleição, deixaram a Frente Ampla (FA) a um passo de manter sua maioria na Câmara dos Representantes (deputados) e no Senado, por isso que para poder governar se finalmente Vázquez conseguir a Presidência vai precisar de apoio dos outros grupos parlamentares.

Concretamente, o FA dependerá do Partido Independente, um dos vencedores, que com aproximadamente 3% dos votos acrescentou algumas cadeiras às duas que já tinha na Câmara Baixa e quase garantiu sua entrada no Senado.

Mas não será fácil para Vázquez obter a Presidência, algo que o ex-governante atestou em sua primeira declaração pública uma vez conhecidos os resultados das primeiras pesquisas, na qual ofereceu “diálogo” e “experiência” para quem o apoiasse na luta pela chefia de Estado.

“Amanhã começa uma nova etapa, os uruguaios falaram e o povo uruguaio sabe se expressar com clareza. É nosso papel interpretar o que o povo diz. Teremos que ir para um novo embate. (…) Encararemos a nova etapa na busca da Presidência no diálogo, no respeito a outras forças. E além das maiorias, o caminho será buscar o diálogo e respeito, e conhecer as opiniões de outras forças e buscar seu apoio em políticas”, disse.

Seu rival no segundo turno não ficou atrás nesta luta por ter vantagem na nova campanha que se aproxima, e logo depois de conhecer os resultados cortejou o Partido Colorado, o grande derrotado, cujo candidato, Pedro Bordaberry, obteve aproximadamente 13% dos votos, muito menos do que se esperava.

O cortejo levou apenas alguns minutos para ser aceito, e o próprio Bordaberry foi o encarregado de assinalar aos correligionários que o acompanharam na sede de seu partido que a partir de agora apoiará Lacalle Pou para que este chegue à Presidência.

“O Uruguai precisa de mudanças, especialmente em segurança pública e educação, e estou convencido de que Lacalle Pou é o melhor dos dois candidatos que passaram para o segundo turno para encará-los”, afirmou um visivelmente abatido Bordaberry.

O líder colorado foi imediatamente para a sede nacionalista para ratificar com um abraço no palco diante dos seguidores de Lacalle Pou este apoio.

Faltando conhecer os resultados definitivos, a soma de ambos os partidos rondaria 45-46% dos votos, enquanto o FA contaria com um número parecido, o que deixaria o segundo turno com margens muito apertadas e obrigará ambos os candidatos a se esforçar em sua nova campanha para captar novos apoios.

Os 6.948 centros de votação distribuídos pelos 19 departamentos do país abriram e operaram com total normalidade durante o dia todo, e só tiveram que enfrentar “algumas pequenas dificuldades”, como a chegada tardia de um ou outro presidente de mesa, o que foi solucionado com rapidez, segundo informaram fontes da Corte Eleitoral. EFE

amr/ma

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.