Uruguai participará no Panamá de reunião “reduzida” convocada por Obama
Montevidéu, 6 abr (EFE).- O presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, participará durante a Cúpula das Américas no Panamá de uma reunião com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que convidou também para o encontro os presidentes de Costa Rica e Chile, disseram nesta segunda-feira fontes oficiais uruguaias.
O vice-presidente uruguaio, Raúl Sendic, informou hoje que Vázquez participará de “uma reunião mais reduzida convocada pelo presidente Obama para analisar a prosperidade com equidade no continente”, entre outros temas.
Segundo Sendic, também foram convidados os presidentes do Chile, Michelle Bachelet, e da Costa Rica, Luis Guillermo Solís.
A presidente chilena confirmou na semana passada que não participará da cúpula, devido à situação no norte de seu país, causada por uma série de inundações provocadas pelas chuvas, que deixaram 26 mortos.
A VII Cúpula das Américas, que tem como lema “Prosperidade com Equidade”, reunirá pela primeira vez, nos próximos dias 10 e 11 de abril, os 35 países do continente.
“Temos muito interesse em aprofundar a cooperação entre os países da América. Em aprofundar o processo de prosperidade que tem acontecido no continente”, explicou o vice-presidente uruguaio, que acrescentou que “há duas ou três reuniões bilaterais já solicitadas”.
Sendic confirmou que o presidente do Paraguai, Horacio Cartes; o do Haiti, Michel Martelly, e o do Peru, Ollanta Humala, “pediram reuniões bilaterais” com Vázquez.
O presidente do Uruguai, que assumiu em 1º de março (e que já havia governado o país entre 2005 e 2010) enfatizará nesta cúpula “alguns temas relacionados à saúde, fundamentalmente o impacto de algumas doenças crônicas para a mortalidade em nossas sociedades”, afirmou Sendic. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.