Uruguai promove temporada de baleias como atração turística

  • Por Agencia EFE
  • 22/07/2015 17h27

Montevidéu, 22 jul (EFE).- O Ministério do Turismo do Uruguai anunciou nesta quarta-feira em Montevidéu o início da temporada anual de baleias, que se aproximam principalmente da costa leste do país até outubro, por isso o governo quer potencializar sua observação como atração turística.

“O Uruguai assumiu um compromisso ético de cuidar de seu ecossistema para que essas baleias fiquem nesta local como já fazer tradicionalmente. Elas vêm repousar e isso nos dá a oportunidade de transformá-las em um produto turístico”, considerou Carlos Fagetti, diretor nacional de Turismo.

A expectativa é que no litoral do país possam ser vistas entre 50 e 70 baleias, principalmente a franca austral, comum nessa região geográfica, um animal que pode medir até 16 metros. Além disso, calcula-se que existam cerca de sete mil baleias na região, enquanto no século XIX a população rondava as 300 mil.

Os ministérios de Turismo; Pecuária, Agricultura e Pesca; e a Organização para a Conservação de Cetáceos (OCC) ressaltaram durante o anúncio da temporada de baleias a necessidade de se preservar o meio ambiente para proteger essa espécie.

“A partir de 2016, o Uruguai terá 20% ou 25% a mais de território submerso e isso mostra onde é preciso prestar atenção. A principal ameaça das baleias francas austrais hoje não é a caça em nossos mares, mas as atividades do homem com materiais que possam poluir o meio ambiente”, disse Daniel Gilardoni, diretor nacional de Recursos Aquáticos.

Para explorar as atividades turísticas associadas à observação das baleias, o Ministério do Turismo também convocou empresas turísticas para uma oficina de atualização sobre as normas para se aproximar desses animais.

De acordo com o regulamento existente, “exceto os casos expressamente autorizados, serão proibidos a menos de 300 metros das baleias o nado, o mergulho, o uso de jet ski, a pesca e a aproximação de embarcações não registradas”. EFE

pab/vnm

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.