Uruguai vai distribuir 14,5 milhões de vacinas para prevenir febre aftosa

  • Por Agencia EFE
  • 20/01/2015 18h48

Montevidéu, 20 jan (EFE).- O Ministério de Pecuária, Agricultura e Pesca do Uruguai vai distribuir, a partir de fevereiro, 14,5 milhões de vacinas para imunizar o rebanho do país contra a febre aftosa, informaram nesta terça-feira fontes oficiais.

Em comunicado publicado no site da Presidência da República, o secretário-técnico da direção de Serviços Pecuaristas, José Gallero, afirmou que a vacinação de todos os bovinos é obrigatória.

A febre aftosa é uma doença causada por vírus, extremamente contagiosa, que afeta bovinos e suínos. A ocorrência também gera prejuízos econômicos, porque afeta diretamente as exportações de carne.

O ministério realizou uma licitação anual para a compra de 20 milhões de vacinas, que custaram cerca de US$ 10 milhões. No entanto, serão usadas apenas 14,5 milhões de doses na vacinação, marcada para ocorrer entre os dias 1º e 28 de fevereiro.

Gallero explicou que o produtor que não imunizar seu rebanho estará proibido de transportá-lo pelo país. A partir de 1º março, será exigido um comprovante de vacinação para que os animais participem de feiras ou leilões.

Há 14 anos o Uruguai não registra casos de febre aftosa. Segundo Gallero, a situação sanitária do gado do país é “muito boa”. Na América do Sul, já são três anos sem a ocorrência da doença.

O secretário-técnico acredita que as perspectivas para erradicar a doença no país são “positivas”. Segundo ele, o Comitê Veterinário Permanente do Uruguai e outros órgãos, como o Centro Interamericano de Febre Aftosa, estão trabalhando de forma correta para evitar novos surtos. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.