USP aprova utilização do Enem como alternativa à Fuvest; medida amplia seleção de alunos

  • Por Jovem Pan
  • 20/06/2015 11h47
  • BlueSky
USP imagens usp

Especialistas vêem com bons olhos aprovação do Enem como método de seleção para a entrada na USP. O Conselho de Graduação da Universidade aprovou o uso do Exame como alternativa à Fuvest, que era até então a única forma de entrar na instituição.

Cada unidade deve definir se vai aceitar ou não o sistema e quantas vagas serão direcionadas para o Enem. O professor da Faculdade de Educação da USP, Ocimar Alavarse, afirmou que a medida vai ampliar e tornar mais justa a seleção de alunos.

“Deve ocorrer uma ampliação dos candidatos que disputam vagas na Universidade de São Paulo. O problema que nós tínhamos com a utilização exclusivamente da Fuvest é que não estávamos conseguindo ampliar o número de candidatos. O segundo fator é que o Sisu foi se cosubstanciando no último período como mecanismo importante em escala nacional”, explicou.

Para Ocimar Alavarse, alunos que vão bem no Enem também conseguem bons desempenhos em outros vestibulares, como na própria Fuvest. A doutora em Educação pela Unicamp, Maria Belintane, disse ao repórter Anderson Costa que o Enem ainda precisa de ajustes, mas avaliou positivamente a mudança.

“Somente eles que têm o sistema correto, claro e mais justo para poder admitir alunos em seus cursos? Outros sistemas de avaliação, como o caso do Enem não tem credibilidade, seriedade? Então eu vejo como positiva essa mudança de conduta da USP”, questionou.

Para que a mudança passe a valer, ela ainda precisa ser aprovada pelo Conselho Universitário que se reúne no próximo dia 23 de junho. No encontro, será discutida inclusive a possibilidade do Enem ser aceito já neste ano como método de seleção de alunos para a USP.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.