Vacina contra HPV fará parte do calendário nacional de imunização

  • Por Jovem Pan
  • 11/03/2014 08h04

A vacina contra HPV foi incorporada ao calendário nacional de imunização para adolescentes entre 11 e 13 anos. O Ministério da Saúde espera vacinar 5 milhões de meninas em todo o país; no estado de São Paulo serão 800 mil e na capital, 300 mil jovens.

No ano que vem, a vacina será antecipada para garotas entre 9 e 11 anos em todo o Brasil para evitar o câncer do colo de útero. A diretora de imunização da Secretaria Estadual da Saúde, a infectologista Helena Sato, explicou o porquê da necessidade de três doses.

A coordenadora do Programa de Saúde do Adolescente de São Paulo alertou que os pais não devem ter medo de falar sobre sexo com os filhos. A ginecologista Albertina Duarte acredita que a vacina contra o HPV vai mudar a história da doença no Brasil.

A imunização é uma medida de prevenção primária e o exame Papanicolau continua sendo fundamental numa estratégia casada. A vacina será oferecida até o final do ano em 36 mil postos de saúde e escolas públicas e privadas, onde a repórter Renata Perobelli ouviu a população

*Ouça os detalhes no áudio

Para a Organização Mundial da Saúde, 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras do HPV e 32% são infectadas pelos tipos que levam ao câncer. O vírus pode ser contraído por meio de relação sexual, no contato direto com pele ou mucosas infectadas e durante o parto.

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.