Vala comum com 230 corpos de tribo contrária ao EI é achada na Síria

  • Por Agencia EFE
  • 17/12/2014 16h28

Beirute, 17 dez (EFE).- Uma vala comum com os corpos de pelo menos 230 membros da tribo sunita Al Shaitat, rival do grupo Estado Islâmico (EI), foi encontrada nesta quarta-feira na cidade de Al Keshiki, na província síria de Deir er Zor, informou o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

Com esta descoberta no deserto de Al Keshiki, no leste de Deir ez Zor, chega a 900 o número de membros desse clã mortos pelas mãos dos radicais, bem em execuções ou em combates.

Centenas deles foram decapitados pelos extremistas, que consideram os integrantes do Al Shaitat infiéis por ter enfrentado o EI.

O achado da fossa coincide hoje com o retorno a Al Keshiki de alguns civis dessa tribo, depois que o EI permitiu que retornassem após fazer um acordo com os idosos da zona.

Os moradores puderam voltar após o registro dos nomes de todos os homens adultos perante o EI, entregar suas armas e aceitar uma série de restrições.

Acordos similares foram alcançados nas últimas semanas em povoações dessa área onde habitam os Al Shaitat, como a cidade de Granich.

Nas duas primeiras semanas de agosto, o EI executou mais de 700 membros do Al Shaitat, a maioria civis, em Granich, Abu Hamam e Al Keshkie, depois que seu controle caiu em mãos dos radicais.

Esta foi uma das poucas tribos árabes sunitas que se opôs ao avanço do EI na província de Deir ez Zor em julho, um mês depois que foi proclamado um califado no Iraque e Síria.

Atualmente, os jihadistas dominam quase toda a província, exceto alguns bairros de sua capital homônima e o aeroporto, em mãos do regime sírio. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.