Vale cai e pressiona Bovespa após minério de ferro bater mínima em 10 anos
O principal índice da Bovespa recuava nesta quarta-feira (08), pressionado particularmente pela queda das ações da mineradora Vale, após o preço do minério de ferro na China despencar mais de 10 por cento.
Às 12h38, O Ibovespa caía 0,63%, a 52.016 pontos. O volume financeiro somava 2,15 bilhões de reais.
No aguardo de alguma definição sobre a Grécia, agentes financeiros voltavam o foco para a China, após as bolsas chinesas apresentaram nova queda expressiva, dando continuidade a um movimento acentuado que já dura cerca de duas semanas.
As perdas nas bolsas na China ocorrem mesmo após o governo de Pequim adotar medidas para frear a venda generalizada de papéis.
Em relatório nesta semana, o Bank of America Merrill Lynch destacou que o maior dano causado pela queda livre dos papéis chineses tem sido na fé dos investidores em relação à capacidade do governo de administrar preços de ativos razoavelmente bem.
“O efeito cascata da correção no mercado ainda está por vir”, disse o BofA ML, acrescentando que vê um crescimento mais lento da economia chinesa, lucros menores das empresas e um maior risco de uma crise financeira.
Na Europa, o governo grego enviou formalmente um pedido de empréstimo de três anos do fundo de resgate do Mecanismo Europeu de Estabilização Financeira (ESM, na sigla em inglês).
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.