Vale cai e pressiona Bovespa após minério de ferro bater mínima em 10 anos

  • Por Reuters
  • 08/07/2015 14h02
  • BlueSky
Marcos Santos/ Usp Imagens crise economica e falta de dinheiro

O principal índice da Bovespa recuava nesta quarta-feira (08), pressionado particularmente pela queda das ações da mineradora Vale, após o preço do minério de ferro na China despencar mais de 10 por cento.

Às 12h38, O Ibovespa caía 0,63%, a 52.016 pontos. O volume financeiro somava 2,15 bilhões de reais.

No aguardo de alguma definição sobre a Grécia, agentes financeiros voltavam o foco para a China, após as bolsas chinesas apresentaram nova queda expressiva, dando continuidade a um movimento acentuado que já dura cerca de duas semanas.

As perdas nas bolsas na China ocorrem mesmo após o governo de Pequim adotar medidas para frear a venda generalizada de papéis.

Em relatório nesta semana, o Bank of America Merrill Lynch destacou que o maior dano causado pela queda livre dos papéis chineses tem sido na fé dos investidores em relação à capacidade do governo de administrar preços de ativos razoavelmente bem.

“O efeito cascata da correção no mercado ainda está por vir”, disse o BofA ML, acrescentando que vê um crescimento mais lento da economia chinesa, lucros menores das empresas e um maior risco de uma crise financeira.

Na Europa, o governo grego enviou formalmente um pedido de empréstimo de três anos do fundo de resgate do Mecanismo Europeu de Estabilização Financeira (ESM, na sigla em inglês).

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.