Valls ressalta objetivo de justiça social durante cerimônia de posse

  • Por Agencia EFE
  • 01/04/2014 12h25

Paris, 1 abr (EFE).- O novo primeiro-ministro da França, Manuel Valls, ressaltou nesta terça-feira seu objetivo de “justiça social” durante o ato de troca de poderes com o ex-chefe do governo Jean-Marc Ayrault.

Valls, que chegou pouco depois das 15h locais (10h de Brasília) ao Palácio de Matignon, residência oficial do primeiro-ministro, foi recebido pelo próprio Ayrault, com quem esteve reunido cerca de 20 minutos antes que ambos saíssem ao pátio e se dirigissem aos jornalistas com dois breves discursos.

O novo chefe do Executivo homenageou Ayrault e disse estar “orgulhoso” de ser seu sucessor “após o enorme trabalho que realizou em 22 meses”.

Além disso, Valls ressaltou que, ao ser escolhido ontem como chefe do Executivo francês, o presidente François Hollande lhe apresentou “um roteiro para seguir adiante e, em particular, “para responder às reivindicações de justiça e de justiça social (…) que as eleições municipais revelaram com mais força ainda”.

Neste caso, o novo primeiro-ministro francês fazia alusão ao revés eleitoral sofrido pelos socialistas e pela esquerda em geral nas eleições locais, que teve seu segundo turno realizado no último domingo.

“Continuarei com o trabalho que o senhor começou para a recuperação de nosso país, de nossa economia e de nossa indústria”, afirmou Valls ao se referir a Ayrault, a quem disse que “pode sentir orgulhoso do que fez aqui”.

Já o ex-primeiro-ministro, sem conseguir esconder suas emoções, insistiu que “servir à França e aos franceses (…) foram as únicas preocupações que encorajaram” sua ação política.

Posteriormente, acompanhado de sua mulher, Ayrault deixou o Palácio de Matignon em um veículo privado, enquanto Valls entrou em sua nova residência para continuar os contatos perante a composição de seu governo, que deve ser anunciado amanhã. EFE

ac/fk

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.