Vandalismo em manifestações é condenado pela população

  • Por Jovem Pan
  • 17/03/2014 08h34

A ação de vândalos em protestos pelo Brasil é condenada pela população, investigada pela polícia e censurada até mesmo pelos manifestantes. Em meio às manifestações que começaram no ano passado, emergiram grupos localizados interessados em promover o caos e o quebra-quebra desenfreado.

Apesar de terem se tornado o cartão de visita das manifestações violentas, os Black Blocs não estão sozinhos como aponta Vinicius Cavalcanti. Para o diretor da Associação Brasileiro dos Profissionais de Segurança são diversos os grupos de vândalos que têm o objetivo de desafiar a ordem.

*Ouça os detalhes no áudio

A professora do departamento de ciências sociais da PUC do Rio de Janeiro Angela Paiva discordou da avaliação de que a violência desenfreada tirou o sentido dos atos. Falando a Carlos Aros, ela disse que a Internet permite a convocação de grupos com reivindicações diferentes.

Os dois especialistas ouvidos pela Jovem Pan concordaram que houve um esfriamento das manifestações, o que inclui os vândalos. No entanto, ambos destacam a imprevisibilidade dos atos, que são convocados por grupos diferentes com potencial de reunir milhares de pessoas.

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.