Vanuatu: ONU reduz para 11 número de mortos pela passagem de ciclone

  • Por Agência Brasil
  • 17/03/2015 13h49
Destruição após passagem do ciclone Pam na ilha de Vanuatu EFE Destruição após passagem do ciclone Pam na ilha de Vanuatu

O Gabinete de Coordenação de Assuntos Humanitários da Organização das Nações Unidas (ONU) reduziu nesta terça (17) de 24 para 11 o número de mortes causadas pela passagem do ciclone Pam em Vanuatu, número que coincide com os dados oficiais do país.

Segundo a ONU, 3.300 pessoas foram retiradas de casa e acolhidas em 37 centros nas províncias de Torba, Pename e Shefa.

As autoridades decretaram estado de emergência em Shefa, província em que vivem cerca de 80 mil pessoas e a que pertence à capital Port Vila.

O balanço completo dos efeitos da passagem do ciclone pelas cerca de 80 ilhas do país ainda não está concluído por causa de problemas nas redes de telecomunicações. Hoje, continuam os voos de reconhecimento de aparelhos australianos e franceses sobre as áreas mais afetadas pelo ciclone.

Entre os mortos, segundo a imprensa local, há um recém-nascido, atingido pela queda de um teto, uma mãe e o filho adolescente atingidos por destroços arrastados pelos fortes ventos e pelo menos cinco pessoas vítimas de naufrágio.

Ao todo, as organizações internacionais estimam que 60 mil pessoas tenham sido afetadas pela passagem do ciclone naquele país do Pacífico Sul.

A Federação Internacional da Cruz Vermelha pediu hoje fundos de emergência de 3,9 milhões de francos suíços (3,6 milhões de euros) para a assistência às vítimas.

“Estamos extremamente preocupados com a segurança e o bem-estar de muitas comunidades afetadas pelo ciclone, particularmente nas regiões mais remotas do país, a que só se tem acesso de barco”, afirmou, em comunicado, a representante da Federação para o Pacífico, Aurelia Balpe.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.