Vanuatu tenta se recuperar da devastação causada pelo ciclone Pam

  • Por Agencia EFE
  • 16/03/2015 08h52

Sydney (Austrália), 16 mar (EFE).- Vanuatu tenta se recuperar da passagem do ciclone Pam, que devastou a pequena nação do Pacífico Sul, onde autoridades e organizações humanitárias lutam para chegar às zonas mais remotas para ajudar os sobreviventes.

“A magnitude do que se passou é difícil de entender porque há pouca informação disponível. É urgente chegar rapidamente nas áreas remotas para saber se as pessoas estão vivas, necessitam atendimento médico, água, alimentos”, disse da capital Port Villa à Agência Efe Tom Perry, representante da organização Care Australia.

A tempestade tropical, de categoria 5 e considerada uma das mais fortes a atingir a região nos últimos anos, causou pelo menos seis mortos e 30 feridos em Port Villa, onde 90% da infraestrutura local está danificada.

As autoridades e as agências humanitárias temem que o balanço de vítimas aumente à medida que as equipes de resgate alcancem as zonas remotas do arquipélago para ajudar os sobreviventes.

“São dias críticos. Na capital há muitas pessoas sem casa que vão dormir em refúgios durante as noites”, disse.

Voluntários e organizações humanitárias descrevem um panorama devastador após as primeiras inspeções aéreas e por terra, apesar das dificuldades para se deslocar em estradas cortadas por escombros e árvores caídas.

O diretor da organização Save The Children em Vanuatu, Tom Skirrow, disse que os desafios logísticos em Vanuatu superam os provocados em 2013 pelo tufão Haiyan nas Filipinas, quando morreram 7.350 pessoas.

“Estive na resposta do Haiyan e posso dizer com cem por cento de segurança que se trata de um problema logístico mais difícil”, afirmou Skirrow.

Segundo Skirrow, cerca de 15 mil pessoas ficaram sem lar em Port Villa, enquanto a observação aérea sobre as ilhas remotas indicam uma destruição generalizada que teria afetado 250 mil habitantes do arquipélago.

“Estou absolutamente seguro de que pelo menos 150 mil pessoas foram afetadas de forma significativa, ou seja, estão sem casa, e 75 mil seriam crianças”, acrescentou Skirrow em entrevista à agência “AAP”.

Austrália, Nova Zelândia, Reino Unido e a União Europeia ofereceram ajuda econômica a Vanuatu para enfrentar os danos causados por este ciclone, que pode se transformar em uma das piores catástrofes humanitárias do Pacífico Sul. EFE

watt/dk

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.