Vários atentados da insurgência no sul da Tailândia deixam três mortos

  • Por Agencia EFE
  • 24/01/2014 10h29

Bangcoc, 24 jan (EFE).- Três pessoas morreram nesta sexta-feira em dois atentados realizados por membros da insurgência muçulmana na província de Pattani, no sul da Tailândia, informou a imprensa local.

Um monge e seu segurança da Defesa Civil morreram após a explosão de uma bomba de fabricação caseira durante a passagem do veículo no qual viajavam por uma estrada da província de Pattani.

Nesta mesma região, um civil de 64 anos morreu quando um desconhecido que conduzia uma motocicleta o surpreendeu no distrito de Khok Pho, segundo o site do jornal “Bangcoc Post”.

As autoridades locais indicaram que ambos os ataques foram realizados por membros da insurgência muçulmana que atua na zona.

Os atentados com armas leves, assassinatos e ataques com explosivos nas províncias de Pattani, Narathiwat e Yala se repetem quase diariamente, apesar do desdobramento de 40 mil soldados das forças de segurança e da vigência do estado de exceção.

Os insurgentes denunciam a discriminação que sofrem por parte da maioria budista do país e exigem a criação de um Estado islâmico que integre as três citadas províncias, que configuraram o antigo sultanato de Pattani, anexado pela Tailândia há um século.

Quase seis mil pessoas morreram e nove mil ficaram feridas nas citadas três províncias do sul desde que o movimento de libertação islâmico retomou a luta armada em 2004. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.