Vazamento de amoníaco provoca evacuação de 10 mil pessoas na China
Pequim, 11 ago (EFE).- Mais de 10.000 pessoas foram evacuadas de um subúrbio de uma cidade do sudoeste da China devido a um vazamento de amoníaco de uma fábrica de fertilizantes, informou nesta terça-feira o jornal “West China City Daily”.
O fato ocorreu na noite de segunda-feira no distrito de Dingshui, da cidade de Nanchong, depois que o gás tóxico vazou de um encanamento da companhia Chuanlong Chemical.
Segundo as autoridades locais, os moradores foram avisados de forma imediata, razão pela qual muitos abandonaram a região a pé e outros em motocicletas e carros, o que provocou grandes engarrafamentos nas estradas que rodeiam Dingshui.
Pelo menos um homem de meia idade desmaiou após inalar o gás que emanava da fábrica, situada a apenas 100 metros de sua casa, segundo o jornal.
Embora o vazamento tenha sido controlado na terça-feira de manhã, o ar da região mantém um forte cheiro de amoníaco, um gás incolor altamente tóxico que, se inalado durante um tempo prolongado, pode afetar garganta e pulmões.
Enquanto se averiguam as causas do vazamento, alguns moradores se queixaram que a fábrica química não deveria ter sido construída em uma área tão populosa, ressaltou o “West China City Daily”. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.