Veja ranking com os melhores carros para se enfrentar enchentes

  • Por Jovem Pan
  • 20/01/2014 21h28
Fluence é o modelo que recebeu nota máxima

O Cesvi (Centro de Experimentação e Segurança Viária) divulgou o “Índice de danos de enchente”, ranking que compara a eficiência de cada carro quando envolvido em um alagamento.

Atualmente, 78 carros fazem parte do ranking. As montadoras participantes são Chevrolet, Citroën, Fiat, Ford, Honda, Hyundai, Nissan, Peugeot, Renault, Suzuki, Toyota e Volkswagen. As notas vão de 0 a 5, sendo que quanto maior a nota, menor os riscos de danos.

O modelo melhor avaliado é o Renault Fluence, que obteve nota máxima. Depois, com quatro pontos, vêm Renault Duster, Chevrolet Cobalt, Citroën C4 Hatch e C4 Picasso.

Os resultados mais preocupantes são os da dupla Mille/Palio Fire, que receberam nota 1, a menor entre os veículos envolvidos no estudo. Entre os novatos, o Chevrolet Onix e o Toyota Etios hatch receberam nota 2 e 2,5 respectivamente.

Para chegar ao índice, o Cesvi Brasil estudou itens como sistema de admissão, sistema de escape, cilindrada do motor, taxa de compressão, alternador, centrais elétricas, sensor de oxigênio (lambda), sensor de rotação do motor, unidades de controle e embreagem.

Confira os resultados completos no site do Cesvi e veja qual é a nota do seu carro.