Venda de imóveis recuou 65% em outubro; investimento caiu em 2014
As vendas de imóveis residenciais novos em São Paulo recuaram 65,4% em outubro na comparação com o mês anterior.
O resultado interrompe a recuperação iniciada no segundo semestre, conforme mostra pesquisa do Secovi divulgada nesta quinta-feira.
Foram vendidas em outubro apenas 963 unidades, queda de 55,4% na comparação com o mesmo mês em 2013.
O economista-chefe do Secovi-São Paulo, Celso Petrucci, explica que a redução pode ser explicada em parte pelas eleições.
“Além de tirar dois finais de semana, que são as datas nobres para comprar imóveis, o envolvimento todo das pessoas com as eleições deixou o mercado muito fraco”, disse Petrucici.
Nesta quinta-feira, também foi divulgada pesquisa Fipe/Zap apontando que o número de investidores em imóveis caiu em relação ao ano passado.
No terceiro trimestre de 2013, 41% das pessoas que compraram imóveis declararam ter feito a aquisição como investimento.
No mesmo período deste ano, apenas 20% dos compradores tinham essa finalidade, de acordo com o estudo.
Falando a Denise Campos de Toledo, o coordenador do índice Fipe/Zap, Eduardo Zilberstein, atribuiu o fato à queda do otimismo.
“Os investidores estão mais atentos a essas questões conjunturais”, considerou Zilberstein. “O segundo semestre deste ano foi complicado e as expectativas para o próximo ano acabam contaminando o ambiente”, avaliou.
Os imóveis usados foram a opção de 60% dos compradores nos últimos 12 meses, segundo a pesquisa Fipe/Zap.
Entre os que pretendem comprar nos próximos meses, 36% fazem questão dos usados, e 50% disseram ser indiferentes à situação do imóvel.
Por Denise Campos de Toledo, Claudia Gouvêa e D.Castro
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.