Vendas no Dia dos namorados têm pior resultado desde 2009

  • Por Jovem Pan
  • 16/06/2015 10h46
DIVULGAÇÃO Presentes para o Dia dos Namorados

As vendas para o Dia dos Namorados apresentam queda de 0,5% em 2015, perda superior a R$5,2 bilhões, configurando o pior resultado desde 2009. A redução ocorreu nas compras à vista e principalmente nas parceladas, que tiveram recuo de 7,82% na comparação com 2014. Com a inflação em alta e a redução do poder de compra, os namorados gastaram menos na data, a segunda mais importante para o varejo.

Em entrevista a Anderson Costa, a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, diz que a procura foi por presentes mais baratos. “O amor continuou, mas com presentinhos mais modestos e aí a opção para o pagamento a vista. É bom lembrar que essa é uma opção muito boa para esse momento”, aponta.

Para o economista da Boa Vista SCPC, Flávio Calife, a tendência de retração deve se repetir nas demais datas comemorativas do ano. “A gente tem uma tendência de que o comércio este ano tenha um movimento positivo, mas próximo a zero”, estima.

O resultado é preocupante já que a base de comparação é o Dia dos Namorados de 2014, data que coincidiu com a abertura da Copa no Brasil. No ano passado, as vendas no comércio superaram em zero vírgula 8% o desempenho verificado no mesmo período de 2013.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.