Vendas no varejo caem 0,4% em abril, segundo IBGE
As vendas do comércio varejista caíram 0,4% em abril deste ano na comparação com o mês anterior, segundo o IBGE. Esta é a segunda queda consecutiva, depois da estagnação do setor em fevereiro; em março, a queda havia sido de meio por cento.
A receita nominal teve alta de 0,6% no período; frente a abril de 2013, houve altas de 6,7% nas vendas e de 13,5% na receita nominal. O economista chefe da Confederação Nacional do Comércio, Carlos Tadeu de Freitas, explicou que o endividamento é o responsável pelo quadro.
*Ouça os detalhes no áudio
No acumulado do ano, os crescimentos são 5% e 11,1% na receita; já em 12 meses, o comércio acumula altas de 4,9% e 11,8%, respectivamente. Em entrevista a Denise Campos de Toledo, o economista Gilberto Braga, professor do IBMEC do Rio de Janeiro disse que “o momento é de espera”.
De março para abril, os maiores recuos foram nos segmentos de livros, jornais, revistas e papelaria. E ainda em equipamentos e material para escritório, informática e comunicação e de supermercados e produtos alimentícios.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.