Venezuela começará amanhã censo da região na fronteira com a Colômbia

  • Por Agencia EFE
  • 27/08/2015 00h59
  • BlueSky

Caracas, 26 ago (EFE).- O vice-presidente da Venezuela, Jorge Arreaza, anunciou nesta quarta-feira que será iniciada amanhã a elaboração de um censo na área de seis municípios da fronteira com a Colômbia, nos quais o presidente Nicolás Maduro decretou estado de exceção.

“A partir de amanhã, nesse mesmo momento, as equipes já estarão trabalhando para realizar um censo integral, um registro no qual vamos abordar a economia, ir a todas as fábricas, empresas, comércio, conhecer a realidade”, disse Arreaza à emissora “VTV”.

O vice-presidente disse que o “censo integral” será realizado porque “precisamos saber quem somos”, e garantiu os trabalhadores serão “muito rigorosos”, mas “sempre sob as leis venezuelanas”.

“Façamos esse registro da maneira mais rigorosa e mais humanitária”, pediu aos funcionários responsáveis pelo censo.

O ministro do Planejamento, Ricardo Menéndez, indicou que será feito um inventário de “absolutamente todos os fatores que estão na região fronteiriça do estado de Táchira”.

“Um censo, um registro simultâneo tanto do ponto de vista agrícola, como econômico, mas também dos lares e dos imóveis”, explicou o ministro.

Maduro, em um contato telefônico com Arreaza, mandou uma mensagem de apoio para as pessoas que farão o trabalho na região. O censo foi anunciado ontem, para, segundo o presidente, saber “quem vive ali e quem é dono de cada coisa”.

“Temos que restituir, reconstruir uma nova fronteira que seja produtiva na base da honestidade, do comércio justo”, afirmou.

O governo da Venezuela ordenou na última quarta-feira o fechamento por 72 horas o fechamento da fronteira com a Colômbia, após o ataque de supostos imigrantes ilegais a um grupo de militares do país. Dois dias depois, foi decretado estado de exceção na região, assim como o bloqueio indeterminado da fronteira. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.