Venezuela diz que suposta violação de espaço aéreo colombiano é “invenção”

  • Por Agencia EFE
  • 14/09/2015 03h38
  • BlueSky

Caracas, 13 set (EFE).- A Venezuela rotulou de invenção da Colômbia a suposta violação neste domingo de seu espaço aéreo e o presidente, Nicolás Maduro, instruiu que se denuncie o fato como uma tentativa de “abortar” a gestão de Unasul e Celac em prol de um diálogo presidencial bilateral.

“Não existe evidência alguma de suposta violação do espaço aéreo do país vizinho, além de uma invenção para frustrar reunião presidencial”, escreveu a chanceler venezuelana, Delcy Rodríguez, na rede social Twitter.

Além disso através dessa rede social o presidente colombiano, Juan Manuel Santos, ordenou que seu governo apresente nesta segunda-feira um protesto formal à Venezuela pela suposta incursão de aparelhos militares venezuelanos em seu território do extremo norte fronteiriço.

O governante colombiano deu a ordem depois que o Ministério da Defesa de seu país denunciou que duas aeronaves militares venezuelanas entraram no sábado no departamento de La Guajira, e o fizeram duas vezes.

A chefe da diplomacia venezuelana acrescentou que seu país vê “com preocupação a sistemática tendência do governo colombiano para inventar incidentes que não existem a fim de afetar relações”.

A denúncia da Colômbia e a resposta da Venezuela acontecem em um momento em que a União de Nações Sul-Americanas (Unasul) e a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) administram um encontro direto entre Maduro e Santos para tentar conter a crise de fronteira entre os dois países. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.