Venezuela inicia manobras militares ordenadas por Maduro
A Força Armada Nacional Bolivariana (FANB) da Venezuela iniciou nesta sexta-feira um conjunto de exercícios militares ordenados pelo presidente Nicolás Maduro para se preparar para “qualquer cenário”, informou o ministro da Defesa, Vladimir Padrino.
“Amanhecemos hoje muito otimistas (…) cumprindo a instrução do senhor presidente e comandante-em-chefe da FANB, Nicolás Maduro Moros, que ordenou a execução do exercício de independência em todo o território nacional”, disse Padrino, que também é o chefe do Comando Estratégico Operacional (CEOFANB) das Forças Armadas.
O ministro também assegurou que as manobras que acontecem em todo o país são “únicas em sua natureza” e “sem precedentes”, por seu desdobramento nas sete Regiões Estratégicas de Defesa Integral (REDI) e porque incluirá a organização de milícias civis para a defesa.
Além disso, Padrino informou que, por ordem do presidente venezuelano, a FANB iniciou uma inspeção aérea para fazer “reconhecimento fronteiriço, para que nossa aviação esteja desdobrada a propósito deste exercício”, disse.
O anúncio dos exercícios foi feito por Maduro um dia após sua decisão de decretar o estado de exceção e emergência econômica que lhe daria “poder suficiente” para, entre outros assuntos, fazer frente a um suposto golpe de Estado e a supostos planos de uma intervenção de “exércitos estrangeiros”.
Esta é a segunda vez que a FANB faz exercícios militares desde que Maduro assumiu o governo em 2013.
Manobras similares foram executadas há um ano, depois que o governo dos Estados Unidos emitiu uma ordem executiva que declarava a Venezuela como uma “ameaça incomum e extraordinária” para a segurança americana.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.