Venezuela inicia revisão de assinaturas para referendo contra Maduro

  • Por Estadão Conteúdo
  • 04/05/2016 12h19

Nicolás Maduro não tem como aliado um "PMDB" para fazer a transição

EFE/PRENSA MIRAFLORES Nicolás Maduro - EFE

O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela iniciou, nesta quarta-feira, o processo de revisão das 1,85 milhões de assinaturas apresentadas pela oposição para pedir que se ative o referendo revogatório do mandato do presidente Nicolás Maduro, disse Jesus Torrealba, secretário-executivo da Mesa da Unidade Democrática, uma coalização de partidos.

O processo de revisão, que poderá ser concluído até o final desta semana, será realizado na presença de uma testemunha do partido do governo e um da oposição.

Torrealba disse que, após esta revisão, haverá uma verificação presencial das assinaturas, que terá duração de cinco dias, em que os signatários serão convocados em vários pontos em todo o país para registrar sua impressão digital e ratificar suas rubricas.

Se 195.721 assinaturas forem validadas pelo Conselho Eleitoral, o que representa 1% do total dos 19,8 milhões de eleitores, a oposição poderá passar para outra fase que envolverá a coleta de quase quatro milhões de subscrições para ativar formalmente o referendo revogatório.

Embora alguns líderes do governo expressaram dúvidas de que o projeto para saber se Maduro continua no poder ou não possa ocorrer em 2016, o secretário-geral da coligação da oposição disse que é “tecnicamente viável”.

Maduro, que enfrenta o processo eleitoral em meio a uma grande crise econômica dominada pela inflação desenfreada, escassez severa de alimentos e medicamentos, falha no serviço elétrico e uma recessão sem precedentes disse, na noite de terça-feira, que se submeterá ao referendo caso o CNE valide o processo para convocar a consulta.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.