Venezuela tem inflação de 63,6% em 12 meses e PIB cai 2,3% no trimestre

  • Por Agencia EFE
  • 30/12/2014 21h10
  • BlueSky

Caracas, 30 dez (EFE).- O Banco Central da Venezuela (BCV) informou nesta terça-feira que a inflação do país entre novembro de 2013 e o mesmo mês deste ano foi de 63,6%, e que seu produto interno bruto (PIB) caiu 2,3% no período julho-setembro, somando três trimestres consecutivos de descensos.

“A inflação anualizada no mês de novembro 2014 subiu para 63,6%”, afirmou o BCV em um relatório divulgado hoje, no qual também indicou que para o mês de novembro o índice de preços ficou em 4,7% e “a variação acumulada estaria rondando 60,1%”.

O BCV não divulgava os dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) desde setembro, quando foi anunciada que a inflação de agosto ficou em 3,9%. No relatório de hoje, um gráfico indicou uma inflação de 4,8% em setembro e de 5% em outubro.

O banco atribui “a subida inflacionária” à onda de manifestações antigovernamentais iniciadas em fevereiro e que se estendeu ao longo de quatro meses.

Segundo o organismo financeiro, os protestos “impediram a distribuição dos bens básicos para a população, assim como o desenvolvimento normal da produção de bens e serviços”, por isso o indicador “continua sendo afetado pelo conflito político induzido pela guerra econômica”.

Com relação ao PIB, o BCV indicou uma queda de três trimestres consecutivos, o primeiro fechou com baixa de 4,8%, o segundo de 4,9% e o terceiro de 2,3%. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.