Venezuela vai propor em Havana entrada de Porto Rico na Celac

  • Por Agencia EFE
  • 09/01/2014 02h05

Caracas, 8 jan (EFE).- O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou nesta quarta-feira que seu país levará à Cúpula da Comunidade dos Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac), que acontecerá em Havana nos próximos dias 28 e 29 de janeiro, uma proposta para que Porto Rico entre na organização.

“Eu disse ao chanceler, Elías Jaua, que prepare um documento especial porque a delegação da Venezuela vai propor a incorporação de Porto Rico à Celac”, disse Maduro durante um evento em homenagem ao 55º aniversário do triunfo da revolução cubana.

“Jamais tiremos de nosso coração de bolivarianos, se nos consideramos filhos de Bolívar, filhos de (Hugo) Chávez de verdade, jamais tiremos de nosso coração a causa da independência de Porto Rico”, acrescentou Maduro.

O presidente venezuelano reforçou sua esperança de que “Porto Rico tome o caminho da América Latina”.

“Mais cedo do que nunca, também veremos a independência de Porto Rico, que viva Porto Rico livre!”, exclamou.

A Celac realizará em Havana sua terceira cúpula desde a sua criação em 2010 e é a única organização pan-americana da qual não fazem parte os Estados Unidos e o Canadá.

Esse organismo internacional, que assumiu o patrimônio histórico do Grupo do Rio, esteve sob Presidência cubana e chilena durante seus dois primeiros anos de vida, uma responsabilidade que em Havana passará para as mãos dos costarriquenhos. EFE