Vera diz que a Agência EFE divulga informação objetiva a partir da Venezuela
Caracas, 15 out (EFE).- O presidente da Agência Efe, José Antonio Vera, destacou nesta quarta-feira (data local) a relação de 40 anos da empresa com a Venezuela, país de onde a Efe divulga informação com “objetividade” e “imparcialidade”.
“O envolvimento da Efe na Venezuela sempre foi total (…) Estamos há 40 anos informando o que se passa aqui com objetividade e imparcialidade. Nunca opinamos, damos informação, que é o que nos corresponde como agência”, explicou Vera na exposição “EFE, 75 anos em fotos”, em Caracas.
O diretor disse que se sente “muito orgulhoso” e “encantado” com o trabalho realizado na Venezuela, onde a Efe celebrou seu 75º aniversário com uma exibição fotográfica, vista por vários meios de comunicação, empresários e jornalistas do país.
“As fotografias são um resumo da história do mundo e da Espanha especialmente. Muitas fotografias interessantes que nos dizem muito claramente o que foi o desenvolvimento da América Latina e também, por consequência, o da Venezuela”, apontou Vera.
A exposição foi inaugurada na Sala de Exposições da Fundação BBVA Provincial em Caracas pelo presidente da instituição, Pedro Rodríguez, acompanhado também pelo embaixador da Espanha na Venezuela, Antonio Pérez Hernández.
“Para a Fundação BBVA Provincial acolher a exposição dos 75 anos da Efe foi um verdadeiro orgulho e prazer”, comentou Rodríguez.
Para ele, a Efe “foi parte da história da Venezuela”, alimentando com fotografias e notícias os meios de comunicação locais e internacionais, se tornando “uma voz no mundo”.
O embaixador da Espanha na Venezuela disse que a Efe é “um formidável instrumento de comunicação” na América Latina e no país.
Hernández destacou o papel “importante que (a agência) desempenha para a língua espanhola”.
Para o jornalista e político venezuelano, Vladimir Villegas, a Efe “refletiu através de sua longa história tudo o que ocorreu no mundo”, conseguindo “registrar em forma gráfica episódios importantes” da vida contemporânea.
“Para nós jornalistas foi uma fonte de referência fundamental na hora de coletar informações, ver outros enfoques. Acho que a Efe ainda tem muito o que fazer na Venezuela”, comentou.
A Agência Efe tem mais de três mil profissionais distribuídos por todo o mundo que cobrem mais de 120 países e gera diariamente mais de 5.000 informações em suportes de texto, foto, áudio, vídeo e multimídia. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.