Veracruz aposta em reforçar espaço ibero-americano e na mobilidade de jovens
Jesús García Becerril.
Veracruz (México), 9 dez (EFE).- A XXIV Cúpula Ibero-Americana, que terminou nesta terça-feira em Veracruz, no México, apostou na consolidação do fórum como um espaço de “consulta e troca”, e defendeu a mobilidade dos jovens, tanto estudantes como aqueles que buscam uma maior capacitação profissional em empresas.
Ao término de dois dias de debate, os líderes dos vinte e dois países-membros aprovaram vários documentos, desde a declaração oficial que propõe “fortalecer” a Conferência Ibero-Americana, até algumas resoluções pontuais, como a que apoia o diálogo entre o governo colombiano e a guerrilha e a que expressa sua solidariedade com a Argentina pela reestruturação de sua dívida.
A constatação que a região ibero-americana de 1991, quando começaram as cúpulas, não tem muito a ver com a de agora, fez com que a Declaração de Veracruz afirmasse que o espaço regional deve se transformar em um “modelo de cooperação horizontal que reflita a realidade” do continente.
A reunião de Veracruz tratou sobre “Educação, cultura e inovação” e os líderes confirmaram sua intenção de promover a coesão social e de realizar políticas de inclusão dos setores mais marginalizados em relação a estes temas.
Para isso, concederam um mandato à Secretaria-Geral Ibero-Americana (Segib) para que impulsione a mobilidade de estudantes, professores e pesquisadores e interrompa a fuga de cérebros.
Para conseguir este objetivo, será estudada a criação de uma plataforma que inclua princípios gerais, objetivos, linhas de ação, custos e financiamento, assim como as normas para o reconhecimento mútuo de estudos.
Em 2015 será aplicado, em fase piloto, o projeto de Mobilidade Acadêmica para Estudantes de Programas Universitários de Formação do Professorado, que tem o objetivo de melhorar a qualidade do corpo docente.
A Segib estudará a viabilidade de um Convênio Marco Ibero-Americano que facilite práticas de estudos de duração limitada em empresas ibero-americanas, e com isso ampliar a capacitação dos jovens.
Esse Convênio também impulsionaria a mobilidade entre empresas de diretores e trabalhadores.
Outra proposta foi a criação da Organização Ibero-Americana da Juventude, por meio da qual os jovens teriam acesso a uma série de vantagens, benefícios e serviços específicos (educação, cultura, transporte), ideia conhecida como “cartão jovem”.
A importância de evitar a exclusão digital levou a criação da Agenda Digital Cultural para região ibero-americana, com especial interesse por fomentar as indústrias criativas e a preservação do patrimônio cultural.
De Veracruz sairá também o Centro de Arbitragem, de caráter privado, uma opção adicional aos mecanismos regionais de resolução de conflitos comerciais que já existem, e que pode ter especial interesse no serviço às pequenas e médias empresas.
A Cúpula aprovou ainda várias resoluções pontuais, entre elas uma que expressa seu apoio “mais decidido” ao processo de paz colombiano e pede ao governo de Juan Manuel Santos e à guerrilha das Farc chegar “um acordo final o mais em breve possível”.
Os países também reafirmaram “sua solidariedade e apoio à Argentina na busca de uma solução” para o assunto da dívida soberana e “que não comprometa seu desenvolvimento e o bem-estar de seu povo, em consonância com suas políticas de desenvolvimento nacional”.
Além disso, os líderes se comprometeram a promover “uma cooperação internacional ativa e eficaz” contra o terrorismo e ressaltaram “a coragem da extradição como ferramenta essencial na luta” contra esse flagelo.
Os chefes de Estado e do governo de região ibero-americana fizeram também uma chamada à comunidade internacional para fechar em 2015 “um acordo global vinculativo” para deter a mudança climática
E, entre outras resoluções, mostraram igualmente sua preocupação pela situação dos menores migrantes da região que marcham sozinhos irregularmente para outros países, e reconheceram os esforços de El Salvador, Honduras e Guatemala para diminuir este problema. EFE
jgb/dk
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.