Verão deverá ser marcado por blecautes de energia nas grandes cidades do país
O verão deverá ser marcado por blecautes de energia nas grandes cidades do país. Dados do Operador Nacional do Sistema mostram os reservatórios das hidrelétricas em situação pior que a registrada em 2001, época do racionamento.
Outro fator que preocupa os analistas é que, com a estiagem, as termelétricas já estão operando no limite da capacidade. O ex-presidente da Agência Nacional de Energia Elétrica, Afonso Santos, alertou para cenário difícil nos próximos meses.
*Ouça os detalhes no áudio
Santos chamou a atenção também para a necessidade do governo de promover uma campanha pelo uso racional da energia em todo o país. Já o diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura, Adriano Pires, alertou para a possibilidade cada vez mais clara de racionamento no ano que vem.
Atualmente, os reservatórios das regiões Sudeste e Centro-Oeste estão com cerca de 20 por cento da capacidade. O ONS (Operador Nacional do Sistema) projeta que, para evitar um racionamento, será necessário chegar a abril de 2015 com, ao menos, 42 por cento do total dos reservatórios.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.