Vereadora do PP é assassinada a tiros em León, no norte da Espanha

  • Por Agencia EFE
  • 12/05/2014 16h13

(atualiza com mais dados).

Leão (Espanha), 12 mai (EFE).- Uma vereadora do Partido Popular (PP, de situação) em León, cidade situada ao norte da Espanha, foi assassinada nesta segunda-feira após ser baleada perto de sua casa, informaram à Agência Efe fontes da polícia local.

Isabel Carrasco, presidente do PP em León, vereadora na Prefeitura dessa cidade e presidente do conselho Provincial, foi atacada por uma mulher que disparou três vezes contra ela, assinalaram várias testemunhas à polícia.

Duas mulheres, mãe e filha, foram detidas pouco depois do tiroteio e, de acordo com fontes do Ministério do Interior, o assassinato estaria relacionado a uma vingança pessoal.

Concretamente, a filha da suposta autora dos disparos foi despedida ontem da instituição provincial que era dirigida pela vereadora, o conselho de León, segundo fontes policiais.

A detenção das duas mulheres ocorreu após a intervenção de um policial aposentado que presenciou o crime.

As detidas são esposa e filha de um inspetor chefe da polícia em uma cidade próxima a León, informou uma fonte da investigação, que apontou a mãe como autora dos três disparos contra a vereadora. Na sequência, segundo a fonte, a autora dos disparos tentou fugir no carro que tinha estacionado a cerca de 150 metros.

O fato aconteceu em uma passarela sobre o rio Bernesga, em uma zona situada entre a sede do PP local e a casa da vereadora.

Nascida em 1955, Isabel, além de vereadora, também era presidente do conselho de León, organismo que, na Espanha, colabora na gestão dos municípios de uma província.

Isabel Carrasco era uma mulher muito conhecida na região de Castilla y León, já que tinha feito parte do governo local como responsável de Economia.

Após tomar ciência do ocorrido, o PP mostrou seu pesar pelo assassinato da política e anunciou a suspensão de todos os atos de campanha para as eleições europeias do dia 25 de maio que estavam previstos para hoje, iniciativa que foi seguida pelo restante dos partidos.

Dirigentes de todo círculo político reagiram com dor ao assassinato da vereadora, considerado injustificável, e expressaram solidariedade à família e ao partido da vítima.

O presidente do Governo, Mariano Rajoy, disse estar “consternado” pelo assassinato de Isabel Carrasco, que pertencia ao mesmo partido.

“É o momento de estarmos unidos”, escreveu no Twitter Rajoy, que também suspendeu o comício que estava previsto para ser ocorrer hoje em Valladolid. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.