Veterano da II Guerra Mundial de 90 anos é condenado por tráfico de drogas

  • Por Agencia EFE
  • 08/05/2014 21h13
  • BlueSky

Washington, 8 mai (EFE).- Leo Sharp, um americano veterano da Segunda Guerra Mundial, foi condenado ontem, dia de seu 90º aniversário, a três anos de prisão por traficar mais de uma tonelada de cocaína procedente das máfias mexicanas, informou nesta quinta-feira a imprensa local.

Uma juíza de Detroit sentenciou Sharp a passar três anos na prisão por delitos que admitiu meses atrás, e lembrou que nem sua idade nem ter servido durante a II Guerra, durante a qual o acusado combateu os nazistas na Itália, eram atenuantes.

Sharp introduziu cocaína no estado de Michigan como parte de uma parceria com um cartel mexicano pela qual recebeu US$ 1 milhão, até que foi detido junto com outras 18 pessoas em uma operação antidrogas em 2011.

“Tudo o que posso dizer-lhe, senhora, é que tenho realmente o coração partido pelo que fiz. Mas está feito”, declarou Sharp perante a juíza, informou hoje a filial local da emissora “NBC”.

“Não duvido que será difícil”, respondeu a juíza do distrito, Nancy Edmunds, sobre a futura estadia de Sharp na prisão, “mas o respeito à lei requer que passe um tempo sob custódia”, acrescentou a magistrada.

A defesa de Sharp se centrou em uma suposta demência do acusado – que a juíza considerou um “insulto” para as pessoas que realmente sofrem esse mal – e em pedir clemência por seu passado militar, graças ao que conseguiu uma Estrela de Bronze por sua participação na II Guerra Mundial.

O promotor assistente Christopher Graveline lembrou, no entanto, que os delinquentes não têm licença por ter estado no exército e destacou que Sharp usou sua idade como recurso para evitar as suspeitas da polícia da fronteira. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.