Viagens de carro e moto crescem mais do que transporte coletivo em SP

  • Por Jovem Pan
  • 11/03/2014 09h00

As viagens de carro e moto crescem mais do que transporte coletivo e horário com maior número de deslocamentos se concentra ao meio-dia. Os dados são da Pesquisa Origem/Destino do Metrô divulgada nesta segunda-feira (11), que apontam aumento da frota de automóveis entre 2007 e 2012.

Segundo o estudo, o maior número de viagens ocorrem no meio do dia, principalmente por causa da entrada e saída de escolas e faculdades. O secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, ressaltou ao repórter Anderson Costa a necessidade de flexibilização dos horários.

*Ouça os detalhes no áudio

O consultor de Transportes Adriano Branco entende que as políticas públicas de mobilidade adotadas pelo governo federal, estadual e municipal não coincidem. Ele criticou o incentivo para a compra de carros novos adotada pela União com a isenção do IPI, além da manutenção do preço da gasolina.

O presidente da Associação Nacional de Transportes Públicos avaliou que o problema é muito maior do que somente a venda excessiva de carros. Ailton Brasiliense entende que os investimentos no setor são recentes e, por isso, as viagens particulares ainda crescem mais do que as coletivas.

Do total de pessoas entrevistadas pela pesquisa, pouco mais de 45 por cento se locomovem com transporte individual e 54% usam o coletivo. A população de baixa renda foi a que mais migrou para os carros enquanto os mais ricos foram os que mais passaram a usar o transporte público.

O governo do estado de São Paulo afirmou que sabe da necessidade de novos investimentos em transporte e que está empenhado nisso. E diz também que as obras em andamento do metrô vão somar mais cinquenta e cinco quilômetros de linhas.

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.