Vice americano e chanceler do Iraque conversam sobre ofensiva contra EI

  • Por Agencia EFE
  • 28/03/2015 17h31

Washington, 28 mar (EFE).- O vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, conversou neste sábado com o primeiro-ministro do Iraque, Haidar al Abadi, sobre as operações militares contra o grupo jihadista Estado Islâmico (EI) que acontecem no torno da cidade iraquiana de Tikrit.

“O vice-presidente elogiou o primeiro-ministro Abadi por sua liderança na condução das operações para expulsar o EI de Tikrit”, afirmou a Casa Branca em um breve comunicado.

De acordo com a nota, “ambos os líderes expressaram forte apoio à cooperação entre o governo iraquiano e a coalizão internacional” que os Estados Unidos lideram contra os jihadistas. Na conversa, Biden reiterou também “o apoio dos Estados Unidos à segurança do Iraque” e o “total respeito à independência e soberania” do país.

O diálogo aconteceu depois que a Casa Branca informou no último dia 23 que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, receberá Haidar al Abadi em 14 de abril para abordar, entre outros temas, a campanha militar contra o EI.

No último dia 9, o exército iraquiano iniciou uma ação para recuperar Tikrit, em uma ofensiva na qual participam aproximadamente 30 mil soldados. Na operação, o Pentágono acompanha o trabalho de 20 mil homens xiitas “treinados e equipados pelo Irã” no Iraque, e envolvidos na luta contra o EI.

A coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos contra o Estado Islâmico efetuou esta semana ataques aéreos em apoio as forças iraquianas que tentam recuperar o controle de Tikrit. A tomada de Tikrit, situada no coração do Iraque sunita, é fundamental para o avanço rumo a Mossul, a segunda maior cidade do país e desde junho do ano passado nas mãos dos jihadistas do EI. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.