Vice assume interinamente após morte de presidente da Zâmbia

  • Por Agencia EFE
  • 29/10/2014 12h39

Lusaka, 29 out (EFE).- O vice-presidente da Zâmbia, Guy Scott, assumiu provisoriamente a presidência do país nesta quarta-feira após a morte do chefe de Estado, Michael Sata, e se tornou o primeiro líder branco do país desde a independência da Grã-Bretanha, há 50 anos.

Segundo estabelece a Constituição, ele se manterá de forma interina no cargo durante os próximos 90 dias. Ao fim do período, deverão ser convocadas eleições presidenciais, informaram fontes do governo.

Michael Sata, que tinha 77 anos, morreu em Londres, onde estava acompanhado pela família, informou nesta quarta-feira o porta-voz do governo zâmbio.

Sata foi o quinto chefe de Estado desde a independência do país, que completou 50 anos na semana passada, em festejos que não contaram com a presença do presidente, que já estava em Londres.

Chamado de “Rei Cobra” por sua agressividade verbal, Sata chegou ao poder em setembro de 2011, após desbancar Rupiah Banda da presidência da Zâmbia, que buscava a reeleição para um mandato de cinco anos. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.