Vice-chanceler prevê chegada de 1 milhão de refugiados na Alemanha em 2015

  • Por Agencia EFE
  • 14/09/2015 07h59
EFE/Wolfram Kastl Jovem refugiado aprende alemão em colégio de Stuttgart

O vice-chanceler e ministro da Economia da Alemanha, Sigmar Gabriel, estimou nesta segunda-feira que 1 milhão de refugiados chegarão ao país ainda neste ano.

Em carta aos membros do Partido Social-Democrata, o presidente da legenda afirmou que a previsão do governo alemão – elevada em agosto de 450 mil para 850 mil em 2015 – não será mantida. Gabriel ainda acrescentou que a “Alemanha é forte e pode fazer muito”.

“No entanto, nos últimos dias pudemos experimentar que também mesmo com a melhor vontade nossa capacidade de amparada tem limites, sobretudo no que diz respeito à rapidez da afluência em massa dos refugiados”, escreveu o vice-chanceler na carta aos correligionários.

Gabriel revelou que os chefes de governo dos estados da Alemanha o comunicaram que a capacidade de amparada dos municípios está praticamente esgotada.

O porta-voz do Ministério do Interior, Tobias Plate, disse em entrevista coletiva que “as previsões de 800 mil refugiados seguem valendo”, mas são apenas isso, previsões.

“Não podemos dizer exatamente quantos refugiados chegarão neste ano”, destacou Plate.

Por outro lado, Gabriel comentou a decisão do governo alemão de reintroduzir temporariamente os controles na fronteira. Para ele, o governo tomou a medida “em uma situação excepcional imprevisível o controle das fronteiras” e quis voltar a “um processo ordenado para a política dos refugiados”, um “claro sinal” também para os parceiros europeus.

“Alguns de nossos sócios rejeitam abertamente uma solução comunitária à crise dos refugiados”, disse Gabriel, acrescentando que “nenhum país pode assumir sozinho a amparada de refugiados”.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.