Vice-presidente dos EUA oferece apoio de seu país ao novo líder ucraniano

  • Por Agencia EFE
  • 28/02/2014 01h43

Washington, 27 fev (EFE).- O vice-presidente dos Estados Unidos, Joseph Biden, telefonou nesta quinta-feira para o novo primeiro-ministro da Ucrânia, Arseni Yatseniuk, para oferecer o “apoio total” de seu país durante a transição política até as eleições de maio, informou a Casa Branca.

Biden garantiu a Yatseniuk que os EUA vão colaborar com a Ucrânia para que o país possa realizar as reformas necessárias para “sanear sua economia, trabalhar pela reconciliação (nacional), cumprir com suas obrigações internacionais e buscar relações abertas e construtivas com seus vizinhos”, afirmou a Casa Branca em comunicado.

Yatseniuk, que conduzirá a transição na Ucrânia, é um político jovem – com 39 anos – que assumiu seus primeiros cargos de responsabilidade antes dos 30 e que está decidido a levar seu país para a União Europeia (UE).

Viktor Yanukovich “já não é mais o presidente (da Ucrânia). É um indivíduo procurado como suspeito por assassinato em massa e crimes contra a humanidade”, afirmou hoje Yatseniuk antes de ser aprovado como primeiro-ministro pela Rada Suprema (Parlamento).

Em sua conversa telefônica, Biden deu boas-vindas à formação de um novo governo na Ucrânia e destacou que esta é uma oportunidade para dar ao país “paz, estabilidade e unidade”, após os recentes episódios graves de violência.

Para o vice-presidente americano, o novo governo da Ucrânia tem também a missão de “devolver a fé dos cidadãos nas instituições democráticas de seu país enquanto se preparam para as eleições de maio”.

O secretário de Estado de EUA, John Kerry, também deu boas-vindas ao novo governo ucraniano em declarações posteriores a sua reunião desta quinta-feira em Washington com seu colega alemão, Frank Steinmeier, com quem conversou sobre a situação na ex-república soviética. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.