Vídeo do Hamas revela que grupo teve chefe do exército israelense em sua mira
Gaza, 20 jul (EFE).- Militantes do Hamas tiveram o chefe do exército israelense em Gaza, Benny Gantz, na mira durante a última guerra, revelou um vídeo atribuído ao Departamento de Informação do braço armado do movimento islamita, a Brigada Ezzedeen Al Qassam.
As imagens, divulgadas na internet, mostram um grupo de altos comandantes israelenses em visita a região da fronteira e seguido do outro lado por milicianos do Hamas.
Publicada com outros materiais escritos e visuais por conta do um ano da guerra, na qual 2.200 palestinos e 73 israelenses morreram, a gravação dá a entender que os homens do Hamas poderiam ter matado o então chefe do exército israelense, substituído em fevereiro por Gadi Eizenkot.
Entre outros altos funcionários, é possível ver também o comandante-chefe da Brigada Golani, o tenente-coronel Ghassan Alian.
A câmera do Hamas segue os oficiais israelenses na visita a pé feita à região de fronteira, aonde chegam com seis veículos 4×4 do tipo “Defender”.
De acordo com a imprensa israelense, as imagens demonstram a alta capacidade da milícia palestina para colher informação de inteligência sobre o movimento de tropas israelenses na fronteira.
No entanto, o site de notícias “Ynet” questiona se as imagens foram gravadas durante os dias de guerra e sugere que a intensa coloração verde da vegetação e as roupas de manga comprida de todos os oficiais indicam que as imagens podem corresponder ao outono ou ao inverno.
Além disso, o site ressalta as ordens do exército eram muito claras sobre a exigência de usar coletes à prova de balas e capacete próximo à fronteira, e nas imagens vários oficiais não estão com esses equipamentos, entre eles Benny Gantz.
O grupo islamita não revelou com exatidão quando o vídeo foi gravado, mas garantiu que foi entre julho e agosto de 2014. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.