Vídeo promocional de revista lésbica faz furor com montagem de Merkel

  • Por Efe
  • 21/07/2015 13h44

Sósia de Angela Merkel em vídeo promocional de revista lésbica

Reprodução Sósia de Angela Merkel em vídeo promocional de revista lésbica

Um vídeo promocional de uma revista alemã dirigida a leitoras lésbicas fez furor nas redes sociais com uma montagem na qual uma sósia da chanceler Angela Merkel é abraçada por uma mulher, enquanto ao fundo é possível escutar a notícia de que o parlamento aprovou o casamento homossexual.

A publicação “Straight”, que comercializará um editorial de recente criação -Tchakabum-, causou rebuliço antes de seu lançamento na quarta-feira com esse vídeo de 23 segundos.

A gravação, em branco e preto e aparentemente em um quarto de hotel, começa com a imagem da sósia da chanceler junto a uma janela e mexendo no telefone celular, um gesto muito característico da chefe do governo alemão, enquanto escuta-se a notícia de que o parlamento aprovou por 62% o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Nesse momento aparece outra mulher, mais jovem e usando somente uma camisa, que a abraça com ternura pelas costas e dá um beijo no pescoço, a quem ela responde pegando nas mãos embora sem soltar seu celular.

“Straight”, uma revista que se define “para mulheres que amam as mulheres”, pretende chamar a atenção sobre essa temática e sobre a posição do governo de Merkel, que despreza a aprovação do casamento homossexual na presente legislatura.

Enquanto em países europeus, como a católica Irlanda, ou nos Estados Unidos houve avanços nos últimos meses na legalização dos casamentos entre pessoas do mesmo sexo, na Alemanha só existe a possibilidade de se registrar como casal de fato entre homossexuais.

Esta fórmula foi aprovada em tempos da coalizão entre social-democratas e verdes liderada pelo chanceler Gerhard Schröder -entre 1998 e 2005- e então considerado um marco na luta pelos direitos dos homossexuais.

Desde então, na Alemanha houve avanços na eliminação de leis discriminatórias, especialmente em matéria fiscal, mas segue sem ser contemplada a possibilidade do casamento civil e a adoção de filhos pelos casais do mesmo sexo.

Merkel defendeu recentemente sua postura e ratificou que para ela o casamento deve ser entre um homem e uma mulher, ao mesmo tempo que insistiu nos avanços realizados para a equiparação dos direitos dos homossexuais.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.