Vírus ameaça extinguir espécie de ave na Austrália

  • Por Agencia EFE
  • 14/09/2015 03h38

Sydney (Austrália), 14 set (EFE).- Um vírus ameaça extinguir os periquitos-de-barriga-laranja, uma espécie da Austrália que está à beira de desaparecer do planeta, informou nesta segunda-feira (data local) a imprensa local.

Esta ave, de nome científico Neophema chrysogaster, é uma das três espécies de papagaios migratórios do mundo, e calcula-se que a população que vive em liberdade ronda os 70 exemplares.

Como parte de um plano para recuperar a espécie, as autoridades australianas criaram em cativeiro cerca de 250 periquitos-de-barriga-laranja, dos quais 27 deles foram postos em liberdade em novembro do ano passado em uma região do sudoeste da ilha da Tasmânia, seu único lugar de reprodução.

Segundo a emissora local “ABC”, todas as aves que estão em cativeiro contraíram uma doença letal que afeta o bico e as penas, e inclusive teme-se que tenha sido propagada pelos periquitos que foram libertados para tentar recuperar a espécie.

As autoridades também detectaram no último verão que 19 dos filhotes e um dos periquitos adultos que vivem em liberdade contraíram a doença e acredita-se que 14 dos recém-nascidos não viverão por muito tempo, acrescentou a fonte.

O coordenador da Birdlife Tasmania, Eric Woehler, disse que este surto pode representar “a ameaça mais significativa à existência a longo prazo dos espécies que vivem na natureza”.

A última coisa que ele gostaria de ver é que uma doença tenha sido espalhada como parte de um plano de reabilitação da ave.

Para o Ministério de Indústrias Primárias, Parques, Água e Ambiente da Tasmânia, este surto, que segundo os testes de laboratório é geneticamente o mesmo tipo que afetou os periquitos em cativeiro, pode ter sido transmitido por outra espécie de papagaio que vive em liberdade, acrescentou a fonte. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.