Vírus do ebola infecta 62 pessoas na RDC, segundo a OMS

  • Por Agencia EFE
  • 11/09/2014 09h26

Genebra, 11 set (EFE).- O número de infectados pelo vírus do ebola na República Democrática do Congo (RDC) subiu para 62 casos, dos quais 25 morreram, segundo a última apuração feita pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

O surto de ebola na RDC é independente e não tem qualquer relação com a epidemia do mesmo vírus que já infectou mais de 4.000 pessoas e matou mais de 2.000 na África Ocidental (Guiné, Libéria e Serra Leoa).

Entre 2 e 9 de setembro, foram detectados 31 novos casos, por isso que o número total de contágios registrados na RDC subiu para 62, dos quais 25 morreram.

Nove funcionários de saúde contraíram o vírus, dos quais sete morreram.

Até o momento foram detectados 239 “contatos” de pessoas que tiveram relação com a primeira pessoa doente e atualmente estão sendo monitorados.

Este surto surgiu quando uma mulher limpou, preparou e cozinhou um animal selvagem que seu marido tinha caçado na floresta e que presumivelmente estava infectado com o vírus.

O governo, com ajuda internacional, está fazendo todo o necessário para manter sob controle o surto, incluindo a vigilância das fronteiras, e as conversas de conscientização e sensibilização sobre a doença, especifica a OMS.

A OMS não recomenda nenhuma restrição de viagens ou comércio, exceto no caso dos indivíduos os quais tenham sido confirmados com o vírus ou sejam suspeitos de ter se contagiado.

Esta é a sétima vez que a RDC (antigo Zaire) sofre um surto de ebola desde que, justamente, o vírus foi descoberto pela primeira vez no país em 1976. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.