“Vivemos em um mundo em guerra por todas as partes”, diz papa Francisco
Roma, 18 ago (EFE).- O papa Francisco afirmou nesta segunda-feira que hoje se vive “em um mundo em guerra por todas as partes”, durante a entrevista coletiva que ofereceu a bordo do avião no qual viajava desde a Coreia do Sul.
“Alguém me dizia que estamos na Terceira Guerra Mundial, mas por partes, dividida em capítulos”, declarou aos jornalistas durante o voo, segundo meios de comunicação italianos.
“Uma vez se falava sobre a guerra convencional, agora já não conta. Não digo que as guerras convencionais sejam algo bom, para nada. Mas hoje a bomba mata tanto o inocente como o culpado, a criança com a mãe, mata todos”, acrescentou.
Francisco afirmou que deveria causar “espanto” o nível de crueldade ao qual a humanidade chegou.
O pontífice argentino também falou da tortura, que “é um pecado contra humanidade e um delito de contra humanidade”.
“Digo aos católicos: torturar uma pessoa é pecado mortal, é pecado grave. Mas é muito mais: é um pecado contra a humanidade”, acrescentou.
Sobre a oração pela paz no Oriente Médio que organizou no Vaticano em junho com a presença dos presidentes da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas e de Israel, Shimon Peres, o papa destacou que “não foi absolutamente um fracasso”.
“Eu acho que a porta está aberta. A paz é um dom de Deus que merece nosso trabalho, mas é um dom. E é preciso dizer a toda a humanidade que a mesa da negociação é importante, assim como a da oração”, assinalou.
Francisco ressaltou que agora “a fumaça das bombas e das guerras não deixam ver essa porta, mas a porta permaneceu ali, aberta, desde aquele momento”. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.