Vivo é líder em reclamações da Agência Nacional de Telecomunicações

  • Por Jovem Pan
  • 21/05/2015 11h44
Telefonia celular lidera ranking de reclamações em Procons em 2012

Operadora Vivo é líder com 30% das queixas no site da Agência Nacional de Telecomunicações. Consumidores reclamam tanto das ligações incompletas e preço abusivo quanto do call-center e do atendimento nas lojas físicas.

A coordenadora institucional da Proteste, Maria Inês Dolci, defende punição às empresas de telefonia semelhantes às aplicadas aos planos de saúde. “Tem que haver punição a partir das reclamações e suspensão do serviço. É importante essa interrupção porque faz com que as empresas melhorem”, avalia.

O Grupo Telefônica/Vivo faturou 4% a mais no primeiro trimestre, com lucro líquido de R$580 milhões.

Falando a Renata Perobelli, o advogado Arthur Rollo, especialista em Defesa do Consumidor, enfatiza ampliação da concorrência e fiscalização contínua. “São poucas as empresas, então tem que aumentar a concorrência e fiscalizar com maior rigor, a Anatel tem que fazer melhor o seu papel regulatório”, critica.

Atualmente, o país tem 283 milhões de linhas ativas de celular, crescimento de 7% na comparação com 2014, sendo que o brasileiro é o povo que paga as tarifas de celular mais altas do mundo.