Você sabe como fazer o rodízio de pneus do carro? Entenda

  • Por Jovem Pan
  • 05/02/2014 10h18
O primeiro rodízio é o mais importante

O rodízio de pneus é um recurso bastante utilizado e recomendado pelas fabricantes dos compostos para equalizar o desgaste dos pneus, fazendo com que durem mais. Os pneus da frente sempre têm vida útil menor que os de trás, pois são submetidos a maiores esforços. Trocando os componentes de eixo você equilibra a vida útil dos compostos e proporciona uma boa estabilidade, especialmente em curvas e freadas.

Apesar de parecer simples, o rodízio exige alguns cuidados, que listamos a seguir:

– A maioria dos fabricantes de pneus recomendam o rodízio da cada 5 mil quilômetros. A Goodyear recomenda que os pneus sejam trocados após análise do seu estado geral, já que a quilometragem pode variar de acordo com o tipo de condução;

– Se seu carro tiver tração dianteira, veja a imagem acima, fornecida pela Bridgestone. Ela mostra como fazer o rodízio em carros equipados com pneus normais e unidirecionais, que só podem rodar em um sentido;

– Se o seu veículo tiver tração traseira, os pneus posteriores devem ser levados para frente em linha reta, enquanto os anteriores vão para trás de forma cruzada. Se a tração for integral, basta mudar os componentes de lugar fazendo um “X”;

– Lembre-se que o primeiro rodízio é o mais importante. Por isso deve ser feito da forma correta;

– Após o rodízio, verifique o alinhamento do veículo, o balanceamento e a pressão de ar dos pneus;

– Pneus unidirecionais devem seguir somente o esquema “D”;

– É recomendado também incluir o estepe no rodízio.