Volkswagen apresenta 13 modelos no Salão; Golf Variant é um dos destaques

  • Por Bruno Bataglin/Jovem Pan
  • 28/10/2014 20h30

O Volkswagen Golf VariantGolf Variant R-Line

No que depender da apresentação da Volkswagen no Salão do Automóvel 2014, o consumidor pode criar grandes expectativas. Dentro de um auditório com presença limitada de convidados e de imprensa, a montadora alemã, que pretende liderar o setor automotivo mundial até 2018 (programa Mach 18), apresentou algumas de suas grandes novidades para um futuro bem próximo. Ao todo, foram 13 modelos mostrados.

O evento foi aberto por Thomas Schmall, presidente e CEO da Volkswagen no Brasil, e o executivo falou sobre a produção de modelos no Brasil, tais como o up!, que chegou em fevereiro de 2014 com plataforma mundial e está sendo feito em Taubaté (SP), o Novo Golf, produzido na fábrica em São José dos Pinhais (PR), e o novo Jetta, que será produzido, paralelamente com o México, na fábrica Anchieta, em São Paulo (SP).

As novidades chamaram bastante a atenção. O primeiro lançamento apresentado foi o novo cross up!, versão offroad, com uma ‘pegada’ mais radical, um modelo para sair da cidade. Ele chega para aumentar a família up!, que já conta com take up!, move up!, high up!, black up!, red up! e white up!

Outro veículo apresentado foi o Novo CrossFox, fabricado em São José dos Pinhais (PR), que chega nos próximos dias às mais de 600 concessionárias da Volkswagen. O modelo chega com novos itens de tecnologia e segurança e tem itens como faróis auxiliares com tripla função, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, e controle eletrônico de estabilidade, entre outros itens.

A Volks também aposta suas fichas no Golf Variant R-Line, uma station wagon bastante esportiva e que tem a capacidade de levar muita carga (1.620 litros). O veículo tem dianteira individualizada e rodas de 18 polegadas. O interior tem bancos esportivos com aparência de fibra de carbono. O motor da perua é um 1.4L TSI com 150cv de potência e a transmissão é uma automática DSG de sete velocidades.

Quem também apareceu na coletiva da montadora alemã foi o Novo Touareg, apresentado para a América Latina no Salão de São Paulo. O SUV é ainda mais premium e o que está exposto no Anhembi é a versão V8 R-Line, que tem um novo design na frente e na traseira e conta com novas cores e rodas. Além disso, o utilitário esportivo tem o sistema Multicollision Break nos freios, que auxilia a evitar choques secundários, e o sistema ProActive, que é uma proteção que proativa dos passageiros.

O Fusca GSR é uma série especial inspirada em uma versão da década de 1970 do mítico carro.  O modelo mais esportivo tem motor turbo de 211cv de potência. A sigla GSR faz referência às cores do carro (G de amarelo – gelb – e S de preto – schwarz -, ambos do alemão) e R de racing. Foram produzidas apenas 3.500 unidades no mundo, sendo que o bólido é um carro de colecionador.

A Volkswagen também apresentou o Golf GTE, novo híbrido plug-in da marca. O veículo roda até 50 km em modo totalmente elétrico e tem autonomia total de 939 km. Ele é composto por dois motores, sendo um deles um 1.4L turbo com 150cv de potência e injeção direta TSI, e outro elétrico com 102cv. Os dois combinam para proporcionar potência de até 204cv. Quando toda a potência do veículo é utilizada, o carro vai de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos e a velocidade máxima é de 222 km/h.

Entre os carros-conceito, destaques para o T-ROC, que antecipa uma possível nova linha de SUVs da montadora alemã. O veículo tem uma nova linha de design e estilo e o desenho da parte dianteira é diferenciado. A tração é integral.

Outro conceito apresentado foi o Fox Pepper, que conta com visual ousado, sendo sua cor Vermelho Tornado, que remete ao nome ‘Pepper’ (pimenta, em inglês), e seu teto é pintado de preto, o que dá uma cara completamente nova ao modelo. O acabamento é premium. A grade frontal é em formato de colmeia, inspirada no Novo Golf GTI. As máscaras do farol são mais escurecidas.

O motor do Fox Pepper é um 1.6L MSI de até 120cv de potência, com quatro válvulas por cilindro e a transmissão é manual de seis velocidades. A velocidade máxima do carro é de 183 km/h.