Voluntários estão preparados para acompanhar rota do Papai Noel em tempo real

  • Por Agencia EFE
  • 24/12/2014 14h30
  • BlueSky

Washington, 24 dez (EFE). – Milhares de voluntários estão preparados nesta véspera de Natal para colaborar com o Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte (Norad) e acompanhar à trajetória do Papai Noel em tempo real com ajuda de seus radares.

Crianças de todo o mundo podem ver a viagem do Papai Noel, minuto a minuto, no site www.noradsanta.org . Da base na cidade de Colorado Springs (Colorado) os membros do Norad acompanharão o caminho do bom velhinho através de radares, satélites, aviões e câmaras especiais, conforme informou o sargento Chuck Marsh, porta-voz do programa Tracks Santa.

Por sua vez, o porta-voz do Pentágono, o contra-almirante John Kirby, afirmou que já “foi verificada a capacidade de todos os telhados onde as renas aterrissarão”. Além disso, no mar, os radares Aegis estão calibrados para acompanhar o Papai Noel e os navios da marinha “estão prontos para realizar qualquer operação de resgate de presentes perdidos, se for necessário”.

Este ano, o Norad lançou um aplicativo para celular, disponível para usuários de Windows Phone, iOS e Google Play. A novidade inclui jogos e atividades infantis em português e outros sete idiomas.

A partir das 00h01 GMT de 24 de dezembro (22h01 em Brasília) quem visitar o site poderá acompanhar os preparativos da viagem que levará a Papai Noel a dar a volta ao mundo em uma noite.

A partir das 10h GMT (8h em Brasília), os voluntários responderão os e-mails das pessoas que quiserem saber a localização exata do bom velhinho através do noradtrackssanta@outlook.com.

O Norad e seu antecessor, o Comando de Defesa Aérea Continental (Conad), acompanham a viagem do Papai Noel há mais de meio século. A tradição começou em 1955, quando a empresa Sears Roebuck & Co. publicou um anúncio convidando crianças a ligarem para o Papai Noel, mas, por engano, deu o telefone direto do comandante-em-chefe do Conad. Para não decepcionar as crianças, o órgão acabou assumindo essa missão.

No ano passado, 19,5 milhões de pessoas visitaram o site, que alcançou 1,45 milhões de “curtidas” no Facebook e 146 mil seguidores no Twitter. Ao todo, os voluntários responderam 9.606 e-mails. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.