Vulcão Cotopaxi tem leve emissão de cinza, confirma governo do Equador

  • Por Agencia EFE
  • 18/08/2015 13h17

Quito, 18 ago (EFE).- Uma leve emissão de cinza foi registrada nesta terça-feira no no vulcão Cotopaxi, cujas áreas de influência se encontram em alerta amarelo desde sexta-feira, conforme informou o Ministério Coordenador de Segurança do Equador.

“Foram registradas leves emissões de cinza. Não há mudança no alerta, seguimos em amarelo, que significa manter a calma”, diz a mensagem da pasta, divulgada pelo Twitter.

A emissão aconteceu por volta de 6h no horário local (8h no horário de Brasília).

O ministro coordenador de segurança, César Navas disse à emissora de TV “Teleamazonas” que não houve “aumento da atividade sísmica do vulcão, que segue sendo monitorado por 24 horas por dia, nos sete dias da semana, pelo Instituto Geofísico”.

No sábado passado, o presidente do Equador, Rafael Correa, decretou o estado de exceção em todo país, pela atividade do vulcão. Isso significa o estabelecimento de censura prévia na informação dos meios de comunicação com relação ao Cotopaxi, não podendo durar mais de 60 dias.

O vulcão Cotopaxi lançou na sexta-feira colunas de cinza e a na manhã do sábado, fluxos piroclásticos, que obrigaram a evacuação preventiva de povoados próximos. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.