Vulcão equatoriano aumentou atividade e gerou fluxos piroclásticos

  • Por Agencia EFE
  • 01/02/2014 22h28
  • BlueSky

Quito, 1 fev (EFE).- A atividade sísmica do vulcão Tungurahua, no centro andino do Equador, aumentou neste sábado, informou o Instituto Geofísico (IG) da Escola Politécnica Nacional, que acrescentou que houve diminuição de fluxos piroclásticos.

“Na tarde de hoje (sábado), aproximadamente às 17h30 (horário local, 20h30 em Brasília) foi registrado um aumento na atividade do Tungurahua que gerou a diminuição de vários fluxos piroclásticos pelas drenagens do vulcão”, assinalou o Instituto em seu portal da internet.

O órgão acrescentou que “até o momento foram recebidos relatos de que os fluxos chegaram até o rio Chambo pelas drenagens do lado ocidental. De maneira preliminar se determinou que a coluna atingiu uma altura superior a 10 quilômetros acima da cúpula do vulcão”.

O vulcão reportou um aumento de sua atividade na quinta-feira passada após serem registradas várias explosões leves que romperam quase quatro meses de relativa quietude.

O Tungurahua, de 5.016 metros de altura e situado a cerca de 80 quilômetros ao sul de Quito, começou seu atual processo eruptivo em 1999 e desde então intercalou períodos de forte atividade com lapsos de relativa calma.

Esse monte integra a mais de meia centena de vulcões do Equador e junto ao Reventador e ao Sangay faz parte dos mais ativos do país. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.