Vulcão Telica produz 5 pequenas explosões na Nicarágua

  • Por Agencia EFE
  • 26/09/2015 00h41

Manágua, 25 set (EFE).- O vulcão nicaraguense de Telica, que entrou em uma atividade eruptiva há dois dias, produziu cinco “pequenas” explosões nesta sexta-feira, conforme informou a coordenadora do Conselho de Comunicação e Cidadania, Rosario Murillo.

A representante do órgão afirmou que uma explosão ocorrida ontem gerou uma coluna de gases e cinzas que, de acordo a Defesa Civil, alcançou 400 metros de altura.

“Com isso, se mantém a possibilidade de novas explosões”, acrescentou Murillo, primeira-dama da Nicarágua, em entrevista à imprensa oficial.

O vulcão, de 1.061 metros de altura e 112 quilômetros ao noroeste de Manágua, entrou em erupção na quarta-feira passada com explosões seguidas de cinzas e gases que chegaram a diversas comunidades dos departamentos de León e Chinandega (noroeste), segundo o Sistema Nacional para a Prevenção, Mitigação e Atendimento de Desastres.

Uma equipe de vulcanologia do Instituto Nicaraguense de Estudos Territoriais (Ineter) está no local para estudar as características do fenômeno.

De acordo com os especialistas do Ineter, o incidente possivelmente corresponde a uma obstrução da cratera do vulcão, que esteve durante mais de três meses em atividade eruptiva, até meados de julho. As autoridades não reportaram afetados por causa da atividade do vulcão. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.