Vulcão Tungurahua se mantém em atividade e cobre de cinzas várias regiões

  • Por Agencia EFE
  • 06/02/2014 02h02

Quito, 5 fev (EFE).- O vulcão Tungurahua, no Equador, se manteve nesta quarta-feira em grande atividade com explosões e frequentes emissões de cinzas, que cobriram várias regiões do país.

O último relatório do Instituto Geofísico (IG) da Escola Politécnica Nacional, afirma que foram produzidas 35 explosões de baixa intensidade e 28 tremores leves de “longo período”, relacionados com a emissão de gases e cinza, nas últimas 24 horas.

Também foram reportados 88 períodos de pequenos terremotos pelas constantes emissões de gás e cinza, material que cobriu povoações próximas como Pondoa, Runtún e El Triunfo, assim como em outras mais afastadas como Río Verde e Shell, na vizinha província de Pastaza.

Além disso, foram registrados ruídos fortes como um estrondo, de maneira ocasional, e as nuvens de cinza chegaram a 3 mil metros de altura sobre a cratera do vulcão.

O Tungurahua passa por um novo período de atividade desde o fim de semana passado, com explosões constantes e emissões de cinza que na última segunda-feira atingiram inclusive a capital Quito, a 180 quilômetros de distância.

O Instituto Geofísico mantém o monitoramento constante da montanha, cujo processo eruptivo começou em 1999 e que se caracterizou por intercalar períodos de grande atividade com outros de relativa calma.

O Tungurahua, de 5.016 metros de altitude e situado no centro dos Andes do Equador faz parte dos mais de 50 vulcões que existem no país. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.